Panorama do Saneamento Básico no Brasil

Para o desenvolvimento do Panorama do Saneamento Básico no Brasil, o Ministério das Cidades selecionou, por meio da Chamada Pública no 001/2009, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo, composto por sete volumes, compreende ampla pesquisa, com sistematização e análise de informações, produção conceitual e desenvolvimento de prognósticos.

URL: http://www.cidades.gov.br/saneamento-cidades/plansab/processo-de-elaboracao-de-plano/panorama-do-saneamento-basico-no-brasil

Mantenedor: Ministério das Cidades

Perfil Sócio-Econômico e Cultural dos Estudantes de Graduação da IFES

Este é um trabalho da Associação Nacional dos Dirigentes das
Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que com a contribuição do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), reúne as características socioeconômicas básicas dos estudantes de graduação das Universidades Federais atendidos nas cinco regiões geográficas. Dando continuidade ao que já vinha sendo desenvolvido por esta entidade, este diagnóstico, implementado em 2014, é a quarta atualização, feito quatro anos após a última pesquisa.

URL: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2016/08/Pesquisa-perfil-discente_ANDIFES.pdf

Mantenedor: Andifes/Fonaprace

Mapa do Encarceramento – Jovens do Brasil

Mapa do Encarceramento – Jovens do Brasil, divulgado esta semana, constata o aumento, em todos os estados da federação, do percentual de jovens nas prisões brasileiras, entre os anos de 2005 e 2012. Ao diagnosticar o perfil da população carcerária, reafirma a constatação acerca da seletividade penal no Brasil: jovens negros têm mais chances de ir para a cadeia. Essa parcela da juventude é justamente a que não possui acesso a direitos sociais mais básicos: a maior parte da população carcerária, segundo a pesquisa, não completou o ensino fundamental, por exemplo.

URL: http://www.pnud.org.br/arquivos/encarceramento_WEB.pdf

Mantenedor: Secretaria Geral da Presidência da República

SIGMINE – Sistema de Informações Geográficas de Mineração

O Sistema de Informações Geográficas da Mineração – SIGMINE, desenvolvido pela Coordenação de Geoprocessamento – CGEO/CGTIG, tem como objetivo ser um sistema de referência na busca de informações atualizadas relativas às áreas dos processos minerários cadastrados no DNPM, associadas a outras informações geográficas de interesse ao setor produzidas por órgãos públicos, proporcionando ao usuário uma consulta aos dados e análises relacionais de caráter espacial.

URL: http://sigmine.dnpm.gov.br/webmap/

Mantenedor: MME

Fatos e Números sobre violência contra a mulher

Facts and Figures: Ending Violence against Women (em inglês) é uma parte da Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (United Nations Entity for Gender Equality and the Empowerment of Women). A página traz várias dados sobre violência, vulnerabilidade e custos da violência, com boas fontes.

URL: http://www.unwomen.org/en/what-we-do/ending-violence-against-women/facts-and-figures

Mantenedor: ONU

Mapa da Violência

Panorama da evolução da violência dirigida contra os jovens no período compreendido entre 1980 e 2012. Analisando os dados de Estados, Capitais e Municípios, tenta-se identificar os locais e os determinantes dessa violência em 3 níveis de análises temporais: em curto, médio e longo prazo.

São homicídios, suicídios e acidentes de transporte. Verifica-se também, em diferentes capítulos, a incidência de fatores como o sexo, a raça/cor e as idades das vítimas dessa mortalidade, considerando-se população total e jovem.

URL: http://www.mapadaviolencia.org.br/

Mantenedor: FLACSO Brasil

Sistema de Nota Técnica do DAB

Gera relatório municipal e estadual sobre diversos aspectos da relação com o Ministério da Saúde.

A Nota Técnica foi elaborada com o objetivo de fornecer, de forma rápida e qualificada, a situação de implantação e de recursos financeiros dos programas estratégicos do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS).

A Nota Técnica contém informações sobre: transferências financeiras do PAB Fixo e Variável, Cobertura e implantação de Equipes de Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Programa Brasil Sorridente, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, Programa Telessaúde Brasil Redes, Equipes de Consultório na Rua, Programa de Requalificação das UBS, Programa Melhor em Casa, Programa Saúde na Escola, Condicionalidades do Programa Bolsa Família.

URL: http://dab2.saude.gov.br/dab/sistemas/notatecnica/frmListaMunic.php

Mantenedor: Departamento de Atenção Básica - DAB/MS

Situação social da população negra por estado

As desigualdades raciais são estruturantes da desigualdade social brasileira. Este livro
apresenta um conjunto de indicadores sociodemográficos da população brasileira,
evidenciando diferenças entre a população negra e branca.

O estudo apresenta indicadores construídos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), nos anos de 2001 e 2012, de acordo com os seguintes eixos: i) características das famílias; ii) escolaridade; iii)trabalho e renda; e iv)seguridade social.

URL: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_situacao-social-populacao-negra.pdf

Mantenedor: IPEA

LandPortal – Informações sobre acesso à terra no mundo

The Portal allows for the collection, sourcing, and searching of otherwise fragmented and inaccessible data and information on land governance and land use from diverse sources, produced by governments, academia, international organizations, indigenous peoples and NGOs. Besides documenting land rights, the Portal also encourages social information exchange, debate and networking.

URL: http://landportal.info/

Mantenedor:

EJOLT – Mapa Mundial de Injustiças Ambientais

Um dos objetivos principais do EJOLT é compilar e deixar disponível um Atlas da Justiça Ambiental. Este Atlas é uma plataforma online prática e intuitiva que permite pesquisar e filtrar ao longo de 100 campos, assim como pesquisar por mercadoria, empresa e tipo de conflito.

Nos últimos 3 anos, o banco de dados foi trabalhado por uma equipe de mais de 100 cientistas e ativistas pelo mundo. A plataforma promete ser uma referência para cientistas, jornalistas, professores e ativistas.

####

One of the primary objectives of EJOLT is to compile and make available an Atlas of Environmental Justice. The Atlas of Environmental Justice is a practical and intuitive online platform that allows searching and filtering across 100 fields, as well as browsing by commodity, company, and type of conflict. With one click you get, for example, a global map with just the world’s nuclear, waste or water conflicts – depending on your interest. In one click you find the 22 place where people have some issue with Shell or the 97 places where gold leads to some sort of conflict. Click on any point and you’ll get everything from actors and a description to mobilization, outcome and sources. Any map you create using the search and filter can be embedded on your webpage or shared with friends on facebook. In the last 3 years, the massive database behind the map has been carefully crafted by a team of over 100 scientists and activists all over the world. It promises to become a reference for scientists, journalists, teachers and activists alike.

URL: http://www.ejolt.org/maps/

Mantenedor: EJOLT